Um dia numa Cooking Class em Chiang Mai | TAILÂNDIA

Chiang Mai é a capital das experiências na Tailândia. Pode fazer-se de tudo nesta cidade, sendo por isso um destino de eleição de turistas e backpackers. Desde cursos de massagens, a passar um dia com elefantes, passando por aulas de yoga e meditação, há uma outra atividade também muito concorrida: cursos de culinária Tailandesa. Estes cursos existem para todos os gostos, com várias opções de duração (dos pequenos de um dia aos a full time de um mês ou mais) e de tipo de cozinha (street food, pratos principais, sobremesas).

Quando visitei a cidade não pude deixar passar a oportunidade de fazer um destes cursos. Por gostar de cozinhar em casa e de adorar tudo o que seja comida asiática, era difícil dizer que não à experiência. Depois de muito procurar na internet por cursos de um dia (a oferta é muita) decidi experimentar o workshop da Thai Farm Cooking School

A Thai Farm Cooking School é uma escola de cozinha tailandesa situada numa quinta orgânica na periferia de Chiang Mai. Têm várias opções de cursos (um dia ou meio dia) e dentro de cada um várias opções de receitas. Optei por um curso de um dia, com esta opção a incluir uma pasta de caril à escolha (verde, vermelho, ou amarelo) e o respectivo caril, um sopa, uma entrada, e uma sobremesa. Para além disto, dentro do workshop também está incluída transfer deste o hotel/hostel até à quinta orgânica onde vai ser dado o curso, uma visita à quinta propriamente dita, e um pequeno livro com todas as receitas para levar para casa.

O dia começa de manhã cedo com a equipa da escola a ir buscar os alunos aos respectivos hostels numa carrinha. Antes de se seguir para a escola é feita uma paragem num mercado local de Chiang Mai onde são mostrados os vários ingredientes que compõe a maioria dos pratos tailandeses. A variedade de cores e cheiros é tremenda e é um lugar excelente para se começar um dia dedicado à comida.

Depois da visita ao mercado segue-se para a quinta que fica a 15km do centro de Chiang Mai. Ao chegar, e depois de feitas as apresentações, é feita uma visita guiada pela quinta, com descrição detalhada dos alimentos que por lá são plantados e quais deles vamos usar para confeccionar os pratos.

Para o menu temos as seguintes opções:

  • Caril de frango, em que a pasta do caril (vermelho, amarelo, ou verde) também é feita por nós;
  • Tom Yam com camarão, frango com leite de coco, ou sopa de vegetais tailandesa (um dos três);
  • Galinha com caju, spring-rolls, e mango sticky rice (às segundas, quartas, sextas, e domingos);
  • Galinha com manjericão, Pad Thai, e banana em leite de coco (às terças, quintas, e sábados).

A escolha do que se vai cozinhar é feita de antemão quando se faz a reserva do curso (via online ou nas instalações da escola no centro de Chiang Mai).

Depois da visita à quinta os alunos são direccionados para uma pequena sala onde já estão a postos vários fogões (um por aluno) bem como os ingredientes da primeira refeição que se vai preparar (normalmente é a pasta do caril de frango). As instruções de como manusear o equipamento são dadas e dá-se o inicio à aula.

Intercaladamente entre as confecções dos pratos, os mesmos são provados, sendo que enquanto se está a provar o que se preparou já os ingredientes para a próxima refeição estão a ser preparados pelos ajudantes da escola.

Toda a experiência é bastante gratificante, especialmente para quem gosta de cozinhar e experimentar novas comidas. Recomendo vivamente! Para finalizar, apenas basta referir que cada uma destas aulas destas custa 1500 THB (cerca de 40 €) por pessoa.


Informação útil:

PS: não tenho qualquer afiliação com a Thai Farm Cooking School mas como gostei bastante da experiência achei por bem partilhar e publicitar aqui!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *