5 templos e 1 Buda a visitar em Ayutthaya | TAILÂNDIA

Situada a 65 km a norte de Bangkok, e outrora capital de todo o Reino de Sião, Ayutthaya merece uma paragem obrigatória em toda e qualquer visita à Tailândia. Pela importância que teve no passado histórico do país, aqui foram construídos ao longo dos tempos dezenas de templos e pagodas de terra, pedra e tijolo.

A visita mais comum à cidade é feita, no entanto, em modo day-trip (quer de quem vem de Bangkok de manhã e regressa à capital ao final do dia, quer de quem vai a caminho do norte na direcção de Chiang Mai) não havendo normalmente muito tempo para ver todos os pontos de interesse. Por isso mesmo, seguem em baixo 5 templos (e 1 Buda) que recomendo que sejam visitados durante o dia na cidade (foram os que achei mais interessantes de todos os que vi).

Nota: estes templos (bem como os restantes) estão espalhados pela cidade, pelo que a melhor maneira de os visitar é alugar um tuk-tuk pelo dia logo que se sai da estação dos comboios (mais detalhes em baixo).

1 – Wat Yai Chai Mongkhon

O templo de Wat Yai Chai Mongkhon fica localizado perto da estação de comboios, fora do centro da cidade. Conhecido pelos mantos amarelos que normalmente estão a cobrir as suas fachadas e os seus Budas, encontra-se envolto numa zona verde , a qual, tal como o templo, pode ser explorada livremente.

2 – Wat Maha That

Um dos templos mais visitados de Ayutthaya (e de toda a Tailândia) devido à estátua da cabeça de Buda embrenhada nas raízes de uma árvore. As ruínas dos templos envolventes são também bastante interessantes (apesar do elevado estado de degradação), mas é mesmo na zona onde está a cabeça que as filas de turistas se formam para tirar fotografias.

3 – Wihan Phra Mongkhon Bophit

Templo moderno com um enorme Buda dourado no seu interior. Vale também a pena a visita pelas fotografias antigas de toda a região que tem no seu interior.

4 – Wat Phra Si Sanphet

Um complexo enorme que impressiona quem o vê pela primeira vez. Composto por três pagodas brancas (foto), umas ao lado das outras, foi o mais sagrado de todos os templos da outrora capital do Reino de Sião. Foi também este templo que serviu de inspiração ao templo dourado de Wat Phra Kaew em Bangkok.

5 – Wat Phu Khao Thong

Pessoalmente o templo que mais gostei de visitar em Ayutthaya. Grande, imponente, com uma escadaria enorme que no fim tem como bónus uma vista magnifica sobre toda a cidade (com o topo das pagodas a serem vistos ao fundo por entre as árvores). No topo da pagoda há também uma pequena capela com uma estátua de Buda no seu interior. 

6 – Wat Lokayasutharam

Um dos muitos Budas deitados que se pode ver em todo o país, este não é apenas mais um. Devido à sua idade, ao seu estado de conservação, e ao seu manto amarelo que o protege bastantes vezes, recomendo bastante a visita!


Dica: a melhor maneira de visitar Ayutthaya é alugar um tuk-tuk por um dia. À saída da estação de comboios há muita oferta, bastando apenas negociar o melhor preço. Para referência, paguei 140 Bath (4 €) por um dia num tuk-tuk que dividi com mais 5 pessoas, portanto diria que na totalidade deve rondar os 800 Bath (20 € aproximadamente) por tuk-tuk por um dia. Claro que o preço final depende sempre da capacidade de negociação de cada um.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *