Tróia Casablanca Bike Trip 2013 – Etapa 4: Sagres / Albufeira | PORTUGAL

Na 4ª etapa desta aventura o objectivo era chegar a Albufeira onde nos iriamos encontrar com familiares e parar por um dia para descansar. Foi o início da travessia do Algarve de ponta a ponta, onde o trânsito na estrada de pleno Agosto era muito e onde a frequência de buzinadelas e desejos de boa sorte por parte dos automobilistas começou a aumentar.

Percurso

Cerca de 80 km separam Sagres de Albufeira. Para não andar a serpentear pelas localidades à beira mar, decidimos ir pela estrada nacional durante todo o percurso. Apesar do trânsito intenso, o alcatrão era bom e há bermas largas pelo que não se torna perigoso fazer aquele caminho. Depois de abastecer no supermercado mais próximo do camping fizemo-nos à estrada com o objectivo de chegar a Lagos para almoçar. Eram 34 km, boa distância para fazer pela manhã.

Não é difícil chegar a Lagos. Novamente, a estrada é boa e larga e basta seguir as indicações. Lagos é um bom lugar para fazer uma pausa a meio da etapa para almoçar. O mercado municipal fica à beira rio e é excelente para o reabastecimento de água, comida, e ingredientes para o almoço.

De Lagos a Albufeira são 50 km. Atravessa-se o rio logo após Portimão, antes de virar para Ferragudo, e depois é sempre a seguir até à meta. Antes de entrar em Albufeira há uma subida onde, depois de tanto pedalar durante o dia, pode ser necessário levar a bicicleta à mão para a ultrapassar.

Da entrada da vila até ao centro, para quem vem da estrada nacional, é sempre a descer e não tem muito que enganar. Neste dia tínhamos à nossa espera uma recepção calorosa, pelo que soube ainda melhor terminar a etapa!

• Distância total: 84,7 km
  • Elevação máxima: 113 m
  • Elevação minima: 15 m
  • Subida acumulada: 892 m
  • Duração: 9h : 16m : 08s

Alojamento

O alojamento desta etapa foi feito no Hotel Rainha Dona Leonor, de quem familiares do Lourenço são donos. Foram super simpáticos e ofereceram-nos alimentação e estadia. Comida boa e uma piscina com vista para o mar é difícil de recusar!

Gastos do dia

O dia da viagem onde gastámos menos dinheiro. Com a estadia feita em casa de amigos, poupou-se essa quantia e só se gastou mesmo na alimentação!

Preço
Enlatados no Lidl 2,60 €
Pão 0,20 €

Total: 2,80 €

Dicas

• EuroVelo: uma das alternativas para percorrer a costa Algarvia é a rota da EuroVelo. Quando fiz esta viagem a rota ainda estava em desenvolvimento, apesar de já existir alguma sinalética nas estradas. Caso já esteja concluída, acredito que seja a melhor opção para atravessar a região!

Restantes etapas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *