Tróia Casablanca Bike Trip 2013 – Etapa 2: Vila Nova de Milfontes / Aljezur | PORTUGAL

Segunda etapa da viagem. Dia onde encontrámos umas caixas de papelão junto ao mercado de Vila Nova de Milfontes e fizémos as placas improvisadas a dizer “Marrocos” com também o link para a página do Facebook (que uns dias mais tarde, já em África, nos iria trazer problemas). Dia também onde encontrámos dois companheiros de viagens na entrada para o Algarve: dois australianos no sentido contrário, a percorrer todo o Portugal de bicicleta. Foi reconfortante saber que não éramos os únicos malucos!

Percurso

A saída de Vila Nova de Milfontes faz-se bem. Atravessa-se a ponte sobre o rio Mira em direcção a Odemira e segue-se sempre pela nacional. A estrada está em boas condições mas em algumas zonas a berma não é larga pelo que é preciso cautela. Chegados à rotunda para virar para Almograve (uns 10 km depois da partida) decidimos tomar essa opção e evitar a estrada que segue para Odemira, apesar de no final serem mais quilómetros. Chegados a Almograve (bonito e excelente local para uma sandes a meio da manhã), basta seguir as indicações para a Zambujeira do Mar, que fica a 25 km de distância.

Zambujeira do Mar é uma vila espetacular, com a lindíssima vista sobre a praia do cimo da encosta. Estávamos em pleno Agosto, o que significa Festival do Sudoeste e muita mas muita malta nova na região. A vila estava cheia e o trânsito era muito. Ao inicio da tarde o próximo destino seria São Teotónio, mas até lá haveria uma subida chata de 160m ao longo de 7km. A sorte é que depois até Odeceixe é quase sempre a descer.

Em Odeceixe a meio da tarde, e para evitar a subida íngreme logo após a placa enorme junto à estrada a dizer “ALGARVE”, optámos por entrar pela vila e fazer a subida por aí. Na nacional, para além da inclinação, existem muitas curvas e zero bermas, o que torna aquela subida bastante perigosa para os ciclistas. Ao final da tarde, já no lusco-fusco, chegámos ao Rogil para pernoitar no parque de campismo local.

• Distância total: 68,4 km
  • Elevação máxima: 218 m
  • Elevação minima: 17 m
  • Subida acumulada: 673 m
  • Duração: 09h : 48m : 53s

Alojamento

No final do segundo dia ficámos no Camping Serrão. Nenhum de nós conhecia o parque mas ficámos instantaneamente fãs. É grande, tem um restaurante e mini-mercado lá dentro, e tem excelentes instalações balnearias. Fique a gostar tanto que desde então passo lá pelos menos um fim de semana todos os anos!

Gastos do dia

O abastecimento foi feito no Mercado de Vila Nova de Milfontes antes da partida, pelo que só nos sentámos para jantar ao fim do dia. Até lá foi comida pelo caminho. Mais uma noite a dividir tendas e custos para não encarecer a viagem.

Preço
Super-mercados 4,80 €
Jantar no restaurante do Camping Serrão 8,50 €
1 noite no Camping Serrão (tenda, pessoa e bicicleta) 7,00 €

Total: 20,30 €

Dicas da etapa

• À chegada a Odeceixe, sair da nacional e virar para vila, pois a estrada é íngreme e com muitas curvas perigosa pois os carros aparecem rápido e não vêem o ciclista.

Restantes etapas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *