Tróia Casablanca Bike Trip 2013 – Etapa 8: El Terron / Doñana | ESPANHA

Primeiro dia a pedalar unicamente em território espanhol. A rota teve de ser ajustada à geografia local, desde o passeio pela área industrial de Huelva até ao presente no final do dia que foi entrar no Parque Nacional Doñana.

Percurso

Primeiro objectivo do dia era chegar a Huelva. Para tal foi preciso primeiro atravessar Lepe e uma zona de pinhal denso até Aljaraque. À saída do parque de campismo pequena subida em El Terron e resto maioritariamente plano até Lepe. Estrada secundária e o transito é pouco.

Depois de Lepe, ainda de manhã, apanhámos a nacional N-341, com mais carros mas estrada em boas condições. 15km sem muito para contar. Depois do cruzamento para Huelva existe um grande pinhal com um parque de merendas logo à beira da estrada, ideal para almoço e descanso ao final da manhã. Tem várias mesas, muitas sombra, e quando lá chegámos não tinha ninguém, pelo que todo o espaço era nosso!

Em Huelva o percurso é sempre feito pela periferia da cidade. Logo na entrada da mesma, após passar uma pequena ponte, vira-se à direita (existe um supermercado logo ali, bom para retocar o stock de alimentação) e segue-se sempre junto ao rio numa ciclovia de madeira em excelentes condições. Esta ciclovia continua até uma enorme estátua de pedra apontada para o mar, onde, a partir daí, se vira para a zona industrial de Huelva, em direcção a Mazagon.

5km em que a paisagem são fabricas, chaminés e reservatórios de gás, mas que a partir daí muda bruscamente e entra-se num dos pedaços de percurso mais bonitos desta viagem: o Parque Nacional Doñana. Faz muito lembrar a península de Tróia, com dunas e vegetação idênticas. A partir daqui é seguir sempre em frente até ao camping de Doñana, num pequeno caminho que segue paralelo à direita da estrada principal, batendo a marca dos 500 km pedalados logo antes de chegar ao parque!

• Distância total: 67,9 km
  • Elevação máxima: 76 m
  • Elevação minima: 12 m
  • Subida acumulada: 504 m
  • Duração: 14h : 58m : 21s

Alojamento

Segunda noite em Espanha, no parque de campismo Doñana. Inserido no parque natural com o mesmo nome, o camping é muito bom mas também é extremamente caro. É grande (muito espaço para escolher onde montar a tenda), tem piscina e acesso directo à praia. Tem restaurante, campo de ténis e também de futebol. Está repleto de árvores, o que fornece uma boa sombra, mas não tem muita iliminação na zona das tendas, pelo que a lanterna é indispensável.

Link: http://www.campingdonana.com/

Gastos do dia

Novamente a comprovar que os campings em Espanha são mais caros que em Portugal, esta foi a nossa noite mais cara em toda a viagem. Para além dos gastos no campismo, optámos por comprar um cartão SIM espanhol para estarmos contactáveis caso algo acontecesse. Claro está também que parte do que se gastou nesta etapa foi devido a alimentação.

Preço

Restantes etapas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *