Os sumos de fruta feitos na hora: uma iguaria egípcia inesperada | EGIPTO

Quando comecei a planear a viagem ao Egipto fiz o trabalho de casa normal: o que visitar, onde ficar, o que ver. Talvez tenha sido por as pirâmides me terem enchido tanto o olho, algo ficou de fora na altura, algo que depois de chegar ao país se iria tornar numa fantástica surpresa. Quando se aterra no Cairo, o choque cultural é enorme, mas o climatérico também o é. Or ar quente e seco muito característico do norte de África torna o Egipto abafado por vezes penoso para visitar. E acredito que tenha sido para combater este calor que esta iguaria tenha aparecido. Falo pois das lojas de sumos de fruta espalhadas pela cidade!

Por toda a cidade do Cairo, Luxor e Aswan (acredito que nas restantes também mas estas três foram as únicas que tive a oportunidade de visitar), estão espalhados pequenos estabelecimentos tipo café mas que, em vez da bebida e de pão, só vendem sumos de fruta feitos na hora! A fruta está pendurada à porta e o menu escrito na parede por trás do balcão. Basta chegar, apontar para o que se quer, pagar, e beber ali.

Cada sumo roda as 10 E£, cerca de 0,50€. E não são coisas mal servidas! Vêm sempre em canecas grandes, com ou sem gelo consoante o que se pedir. Há copos mais pequenos também e a variedade de fruta é grande (os de manga são os que têm mais saída).

Pode-se pensar que pode ser um pouco arriscado beber este tipo de sumos (em toda e qualquer Consulta do Viajante é-nos dito “em países em desenvolvimento, líquidos só engarrafados!”) mas a verdade é que bebi bastantes e não me senti mal vez nenhuma. Muito pelo contrario, até sentia uma recarga de energia depois de acabar cada um! 

Foi sem dúvida uma excelente supresa conseguir provar estes sumos deliciosos no meio do Egipto. Nunca pensei que fosse algo tradicional do país (muito mais adequado a uma qualquer outra região mais tropical), e recomendo mesmo a quem lá for que experimente!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *