O Cairo islâmico e o mercado de Khan El Khalili | EGIPTO

Uma das melhores zonas para se sentir o verdadeiro espírito da cidade do Cairo, o bairro Islâmico é sem dúvida um dos principais lugares a visitar da capital egípcia. Como espécie de bónus, existe também no seu interior o mercado de Khan El Khalili, reconhecido pelo seu labirinto de ruelas com lojas de tudo o que se possa querer encontrar.

O bairro cobre uma área grande. De Bab al-Futuh a Bab Zuwellia são 1,5 km, com a transversal que a atravessa o bairro a ter 1,2 km (ver mapa em cima). Toda esta área é um emaranhado de ruelas, e quando se diz que é possível ficar perdido lá pelo meio é porque a realidade é mesmo essa (aconteceu-me a mim). As casas/prédios do bairro são altos para a largura das ruas, tornando-se impossível em muitas vezes ter uma noção de onde se está. Mas também não é nada que não se resolva perguntando a um local, pois estão sempre bem dispostos a ajudar a indicar o caminho.

A circundar parte do bairro existem ainda hoje em dia grandes muralhas de pedra, com alguns minaretes bem altos de vigia. Na maioria das ruas do bairro existem bancas de venda de roupa de todo o tipo. Os vendedores costumam ser bastante agressivos para que se experimente algo, mas um simples “no thank you” bem firme resolve a discussão.

Como seria de esperar, existem muitas mesquitas na zona. Algumas encontram-se fechadas mas outras é permitido visitar (caso da Mesquita de al-Azhar, cheia de mármore branco no seu interior).

Por fim, a grande atração do bairro é mesmo o mercado de Khan El Kalili. Localizado perto da mesquita Hussein mesmo no centro do Cairo Islâmico, o mercado de Khan El Khalili é o local onde se encontram as lojas de antiguidades e de souvenirs. Composto por arcadas e uma zona interior coberta, cada loja vende uma coisa diferente, num mundo de cheiros e cores fantásticos para os sentidos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *