Como visitar Abu Simbel a partir de Aswan | EGIPTO

Uma das maiores pérolas do Egipto é Abu Simbel. A importância do templo é tanta que quando se soube que iria ficar submerso depois de terminada a construção da barragem de Aswan na década de 60, a UNESCO ofereceu ajuda para que o templo fosse transladado do seu local original para uma zona segura que ficasse acima da água. Construído há mais de 3000 anos, o templo tem como sua característica mais emblemática as quatro estátuas colossais de 20 metros de altura à entrada.

Localizado junto à fronteira Sul do Egipto com o Sudão, a cidade mais próxima do mesmo é Aswan, a 290 km de distância. É daqui que saem as tours para visitar o templo, e onde a maior parte dos turistas ficam alojados.

Apesar de não ser adepto de tours organizadas, há situações em que ir numa facilita imenso a viagem (quer em termos logísticos, quer em financeiros), sendo que uma visita a Abu Simbel faz parte de uma dessas situações. Independentemente  com quem se faça a reserva da tour até aos templos, todo o processo desde Aswan até lá chegar é idêntico.

1. Fazer a reserva da tour no hotel/hostel no dia anterior

Qualquer hotel ou hostel de Aswan que se preze disponibiliza a tour diária a Abu Simbel. Por norma basta reservar o transporte na recepção do hotel com um dia de antecedência para se ter lugar na carrinha. O preço fica à volta das 200 E£ (foi o que paguei no El Salam Hotel onde fiquei hospedado em Aswan), com as mini-vans a serem espaçosas e confortáveis.

2. Acordar de madrugada e esperar no hotel pela mini-van

De modo a que se chegue durante a manhã a Abu Simbel, tem de se sair cedo de Aswan. Para tal, e para ainda tomar um pequeno almoço leve antes de sair, o normal é os hotéis pedirem para levantar por volta das 03:00 da manhã. Pequeno almoço tomado, depois é esperar pela mini-van. O que normalmente também acontece é que se tenha de ir recolher mais passageiros a outros hotéis/hostels (daí a necessidade de levantar tão cedo). Nota: é comum os hotéis prepararem um saco com alguma comida para a viagem.

3. Juntar com outras mini-vans à saída de Aswan para a escolta policial

Por volta das 05:00 da manhã, as várias mini-vans dos vários hotéis encontram-se à saída de Aswan, junto ao início da estrada que vai para Sul em direcção de Abu Simbel. O objectivo é saírem todas juntas em grupo, para que, uma vez que se vai entrar no deserto, se houver algum problema seja mais fácil pedir auxilio. Durante o período de instabilidade política no Egipto (Primavera Árabe), havia também escolta policial dos turistas deste ponto até Abu Simbel, mas hoje em dia é mais raro isso acontecer.

4. Viagem pelo deserto até Abu Simbel

A viagem pelo deserto entre Aswan e Abu Simbel dura cerca de 3 horas e meia. Sai-se com noite cerrada, entra-se no lusco-fusco, e vê-se o sol nascer no Saara. Dica: ir sentado do lado esquerdo da carrinha para ter um lugar em primeira fila para este nascer-do-sol magnifico!

5. Chegada a Abu Simbel e visita aos templos

Chega-se a Abu Simbel entre as 08:00 e as 09:00 da manhã. Do parque de estacionamento dos autocarros e carrinhas à bilheteira para os templos tem de se passar por um mar de lojinhas e touts a tentarem fazer negócio. Compra-se o bilhete por 115 E£ (bilheteira fácil de identificar) e entra-se no complexo. Se tudo tiver corrido sem percalços chega-se primeiro que os autocarros normais cheios de turistas, e por breves momentos tem-se todo o complexo de Abu Simbel vazio e só para nós.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *