A ilha de Elephantine e o povo Núbia de Aswan | EGIPTO

Uma das atrações de Aswan é a ilha de Elephantine situada no meio do Nilo em frente da cidade. A ilha é pequena (2 km de uma ponta à outra) e grande parte dela está reservada a um complexo turístico, que, por isso, não pode ser visitada. No entanto, e contrastando com a imponência desmesurada da torre do hotel, a restante parte da ilha é um labirinto de ruelas feitas por casas de barro coloridas, ideais para percorrer num final de tarde.

Para chegar à ilha existem pequenos barcos que partem de dois pontões junto à avenida principal de Aswan. A viagem dura não mais que 5 minutos de uma margem para a outra. Nota: os barcos têm uma divisão a meio que separa a zona dos homens das das mulheres. Caso alguém se sente na lugar errado (como me aconteceu), é mandado trocar para a zona certa. Cada bilhete custa 5 E£ e é pago depositando o dinheiro numa caixa de madeiro no meio do barco.

Na ilha existem alguma atividades que se podem fazer:

  • Animalia: museu home-made que explica a origem do povo Núbia e as suas migrações pela região e pelo deserto. Contém artefactos locais e pinturas e é uma boa fonte de informação sobre a história deste povo.
  • Museu de Aswan: versão oficial do Animalia. Contém também artefactos Núbia que foram aqui guardados aquando da construção da barragem de Aswan.
  • Templo de Khnum: junto ao museu, encontram-se as ruínas do Templo de Khnum. Ainda em escavações, é possível percorrer as ditas sob um passadiço de metal.
  • Baba Dool Guesthouse: na margem norte da ilha existe uma guesthouse com um pequeno café ao lado (Ibiza Café) ideal para um chá ao final do dia enquanto se vê o sol por-se atrás das dunas enormes do outro lado do Nilo.

Mas, para além disto, a melhor coisa que se pode fazer na ilha é mesmo percorrer todo o labirinto de pequenas ruelas e interagir com os locais. É normal ver crianças a brincar por entre os becos, ou mesmo animais a passear. E o pôr do sol ao final do dia nas dunas gigantes, magnifico!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *