TV Tower e como chegar à melhor vista de Yangshuo | CHINA

Yangshuo é uma pérola da China. Não é por acaso que a imagem impressa na nota de 20 Yuans é de uma margem do rio Li ali bem perto. Situada a 50 km a sul de Guilin, cidade maior da região de Guangxi, esta localidade conseguiu crescer por entre as formações rochosas características da zona. Altos montes verticais de base estreita criam paisagens lindíssimas até a vista não alcançar mais. Contudo, estas são muito melhor apreciadas vistas de cima.

O ponto mais alto da cidade encontra-se no topo de um dos tal montes, localizado mesmo no centro da mesma, junto a várias antenas de rádio e televisão (TV Tower é como lhe chamam). Aparentemente inacessível, existe no entanto um caminho que leva ao cimo do monte, mas que não é conhecido pela maioria dos turistas. O percurso é duro, mas no fim, a vista vale muito mais que todos os degraus.

O inicio do caminho fica localizado nas traseiras de um mercado local, numa das avenidas principais da cidade que vem da estação de autocarros e passa pela West Street (zona de lazer com lojas, restaurantes, bares). Munidos do MAPS.ME com o mapa da cidade previamente transferido, é fácil encontrar a entrada.

Antes de começar é aconselhável que se garanta alguns pontos:

  1. Tem-se calçado confortável para a caminhada e subir todos os degraus (cerca de 1h30min até lá a cima);
  2. Há água suficiente para a demanda (1L/pax);
  3. Não se leva muito peso às costas (vão ser muitos degraus, fazer tudo com mais uns quilos às costas ainda pior é). Máquina fotográfica, água, e chega.
  4. Caso se queira subir ao final da tarde para ver o pôr do sol (muitíssimo aconselhado!) levar uma lanterna ou ter bateria suficiente no telemóvel para usar a do mesmo, pois, tal como a subida, a descida também demora e passado pouco tempo o lusco-fusco torna-se noite. Fazer o caminho às escuras não é a melhor ideia.
  5. Levar 10 Yuans por pessoa para o “bilhete” no topo. No cimo existem instalações de apoio a todas as antenas que por lá estão construídas, e as melhores vistas estão lá dentro. Há um segurança que está por lá e para abrir o portão e deixar entrar costuma pedir dinheiro.

Depois de entrar por uma rua à direita do mercado e virar à esquerda para o circundar, chega-se a outra rua, mais íngreme, onde no topo é necessário virar à direita.

Seguindo o que o mapa indica, passa-se por entre alpendres de casa locais e uma rua muito estreita, chegando por fim ao inicio dos degraus. A partir daqui é sempre a subir. Um misto de caminho de terra e degraus por entre vegetação é o que se espera até lá a cima. É manter um ritmo calmo e ver bem onde se põe os pés, pois há zonas com pedras soltas.

Duração aproximada da subida: 1 hora e 30 minutos

Ao chegar ao topo vai-se encontrar um portão fechado onde estará o tal segurança para o pagamento do bilhete. Depois de entrar pode-se explorar todas as instalações, onde no cimo dos telhados se tem uma vista a 360º de toda a região de Yangshuo.

As vistas são fascinantes, e este lugar foi mesmo um dos melhores momentos de toda a nossa viagem à China. Caso Yangshuo faça parte do percurso, recomendo sem duvida uma subida à TV Tower.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *