O Beco do Batman e 3 outros lugares onde ver Street Art em São Paulo | BRASIL

No meio da selva de betão que é São Paulo, encontram-se uns dos melhores exemplares de arte de rua de todo o país. Desde pequenos graffitis a enormes murais nas fachadas de edifícios, há de tudo um pouco para todos os gostos.

Apesar de estarem espalhados por toda a cidade (com foco nos pontos mencionados em baixo), é no bairro de Vila Madalena, numa pequena ruela chamada Beco do Batman, que mais se condensam.

  • Beco do Batman

Localizado no seio do bairro de Vila Madalena, o Beco do Batman é um entrelaçado de meia dúzia de ruelas pintadas e grafitadas por artistas locais, que pode ser facilmente acedido desde a estação de metro de Sumaré.

É de fácil identificação devido à placa enorme que anuncia a sua localização, e também devido ao mar de gente que para lá vai todo o sábado ou domingo (na dúvida de onde seja, basta seguir as pessoas). Tem também uma praceta na interseção das ruas, onde normalmente alguns artista de rua atuam.

Cada uma com o seu estilo, há pinturas de todos os tipos, desde enormes pavões, ao Heisenberg da série Breaking Bad, passando por um Batman dos anos 60 a abraçar Pelé.

Devido às suas cores fortes e vivas, para além da beleza dos traços e desenhos, muitos destes murais servem de pano de fundo para muitas fotos para as redes sociais ou para mostrar ao amigos. Formam-se mesmo filas para tirar uma foto com esta ou aquela figura (o pavão na capa deste post é especialmente requisitado).

Um pouco parecida com a Lisboeta LX Factory, o Beco do Batman e a zona envolvente têm também lojas de produtos biológicos, marcas de roupa, e bares (como acontece no geral em toda a Vila Madalena), levando até si muita gente jovem.

Como chegar: a estação mais perto do Beco do Batman é a estação do Sumaré (linha verde), a 1.3 km de distância do Beco ou 15 minutos a pé (é sempre a descer).

Mais info: é gratuito e está sempre aberto ao publico (é uma simples rua), sendo no entanto pouco recomendável visitar o Beco e a zona envolvente durante a noite devido à falta de segurança.

Dica: a altura do dia ideal para visitar o Beco do Batman é durante a manhã, de preferência bem cedo (antes das 10:00 da manhã é o ideal). O sol já vai alto o suficiente para ver bem as pinturas, e as multidões ainda estão para chegar, fazendo com que o Beco esteja ainda vazio e tranquilo.

  • Avenida Paulista

É verdade que a Avenida Paulista é mais famosa pelos seus prédios, museus, e pela fantástica iniciativa que lá acontece todos os domingos e feriados (mais detalhes em O que fazer na Avenida Paulista aos domingos e feriados | BRASIL), mas no entanto tem dois dos murais que mais gostei de ver em São Paulo. Enormes, cobrem a fachada lateral de dois prédios em extremos opostos da Avenida, e fazem homenagem as duas figuras maiores da história recente do Brasil: Ayrton Senna e Oscar Niemeyer. O artista Eduardo Kobra a deixar a sua marca na cidade.

Como chegar: parte da linha verde do metro (estações Consolação, Trianon-MASP, e Brigadeiro) atravessa a todo o comprimento a Avenida Paulista. Há também a estação de metro Avenida Paulista da linha amarela no extremo noroeste, ou a estação Paraíso da linha azul no extremo sudeste.

  • Parque Ibirapuera

Novamente, Eduardo Kobra deixa a sua marca em São Paulo, desta vez no meio do Parque Ibirapuera. Por baixo da chamada Marquise do Ibirapuera (zona do parque coberta com uma placa enorme de betão e onde se pratica muito patins em linha), estão também pintados, nas paredes de uma casa de banho, outros excelentes exemplares deste artista.

Como chegar: não existem estações de metro perto do parque pelo que a melhor opção será mesmo taxi ou Uber.

  • Baixa/Centro

Por toda a cidade de São Paulo encontram-se mais exemplares de arte de rua. Outra zona que também está repleta deles (apesar de ser uma área maior) é a zona da baixa da cidade (centro). É comum aqui, ao virar de uma esquina encontrar uma pintura pequena ou um mural enorme.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *