3 dicas para a visita ao Pão de Açucar no Rio de Janeiro | BRASIL

Uma das atracções principais da cidade do Rio de Janeiro (a par da ida ao Cristo Redentor), a subida ao Pão de Açúcar é um daqueles pontos que deve estar em quase todas as to-do lists de todos os turistas e viajantes por esse mundo fora. Por isso mesmo, e para tirar máximo partido da subida, aqui ficam 3 dicas para quando for a visita!

1. Ir ao final da tarde para aproveitar o pôr-do-sol nos miradouros

A vista do topo do Pão de Açúcar é fenomenal, não há grande volta a dar. Antes de chegar lá a cima, e mesmo logo depois no primeiro teleférico quando se chega ao Morro da Urca, tem-se uma vista fantástica para a cidade, com o Centro do Rio para a direita e Copacabana para a esquerda. Agora se juntarmos a isto o céu alaranjado do final do dia, então é mesmo a cereja no topo do bolo.

Ver a transformação da cidade do dia para a noite, com as cores a mudarem, as luzes a acenderem, e o sol a pôr-se por trás do Cristo Redentor, dá toda uma outra mística ao Rio de Janeiro. É nesta altura que se percebe que esta é provavelmente a cidade mais bonita do mundo! Dito isto, fica a recomendação para visitar o Pão de Açúcar ao final da tarde, antes do pôr-do-sol (ver, por ex., aqui a que horas o sol de põe e subir umas 2 a 3 horas antes).

Para tirar total proveito destas vistas mágicas, existem três miradouros (um no Morro da Urca, dois no do Pão de Açúcar) que recomendo vivamente:

  • Morro da Urca: a vista da plataforma do heliporto é magnifica, com toda a cidade a ficar aos pés do Cristo Redentor e este a ficar de frente para nós. Excelente vista para Botafogo e Baixa (Centro) do Rio.
  • Pão de Açúcar: logo à saída da cabine do teleférico, ainda na estrutura onde este atraca, existe uma pequena plataforma onde se tem uma vista também maravilhosa. Outro ponto a não perder também é a esplanada do café na zona sul do morro, em que a vista para a cidade abrange desde Copacabana à Praia Vermelha.

A vista daqui é sem duvida fenomenal, e meto as minhas mãos no fogo quando digo que toda a gente, amantes de fotografia ou não, irá adorar!

2. Beber uma caipirinha na esplanada com a melhor vista do Brasil

Sem querer fazer publicidade a um dos bares que está no topo do Pão de Açúcar, mas a verdade é que a vista da esplanada do mesmo é brutal. Juntando à paisagem uma tradicional caipirinha (por incrível que pareça não são muito caras), cria-se um final de tarde magnifico e super recomendável!

O bar está um pouco escondido por estar por baixo da plataforma do teleférico, mas tem uma seta a indicar o caminho. A esplanada é grande, mas os melhores lugares costumam estar ocupados. É estar atento e apanhar um assim que fiquem livres!

3. Brincar com os macacos sagui no morro da Urca

Para quem gosta de animais, a subida ao Pão de Açúcar pode significar um encontro de primeiro grau com macacos sagui. Apesar de selvagens, são pequenos, engraçados, e inofensivos, e andam a saltar livremente de tronco em tronco nas árvores que estão no topo do Morro da Urca, por onde os visitantes têm de passar para ir para o segundo teleférico para o topo do Pão de Açúcar. Irrequietos, costumam chegar perto dos turistas mas como são pequenos não fazem mal. O único problema mesmo é que não param quietos, tornando impossível tirar-lhes uma foto! (como se pode ver pela falta de uma nesta post..).


 

Como chegar: a estação do Bondinho do Pão de Açúcar fica junto à praia da Urca. O meio de transporte mais simples para lá chegar é o taxi/Uber visto que a estação do metro mais próxima (Botafogo) fica a 2.5km de distância (cerca de 30min a andar).

Horário: das 8h da manhã às 20h da noite, todos os dias.

Preço: R$ 110 (cerca de 23€).

Mais info: http://www.bondinho.com.br/

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *