Dicas para como subir a Table Mountain de teleférico ou a pé | ÁFRICA DO SUL

Uma das características maiores da Cidade do Cabo, se não mesmo a maior, é ter a imponente Table Mountain nas suas costas. Com os seus 1 085 metros de altura, ganhou este nome devido à sua forma no topo ser rasa (com um planalto que se estende por cerca de 2 km) assemelhando-se assim a uma mesa. É considerada uma das sete novas maravilhas da Natureza, e é sem dúvida um ponto a não perder aquando de uma visita a Cape Town.

Existem duas opções para chegar ao topo da montanha: ir de teleférico (apinhado de turistas mas tranquilo e fácil), ou subir a pé por um dos muitos trilhos (demorado e difícil, mas grátis, com pouca gente, e muito mais gratificante).

Teleférico

Para além da subida a pé, existe um método mais simples para chegar ao topo: o teleférico. Uma viagem de poucos minutos leva os visitantes desde a base da encosta principal da montanha até ao topo. Com um teleférico onde a cabine vai girando à medida que vai subindo, todos os seus passageiros são presenteados com vistas lindíssimas da cidade e de toda a baía. Cada um dos dois teleféricos leva entre 20 a 30 pessoas de cada vez.

Preço:

Tipo de bilhete Ida e volta Só ida ou só volta Tipo de bilhete Ida e volta Só ida ou só volta
Adulto manhã (8h00 – 13h00) R330 R190 Adulto tarde (13h00 – fecho) R290 R190
Criança* manhã (8h00 – 13h00) R165 R90 Criança* tarde (13h00 – fecho) R145 R90

*entre os 4 e os 17 anos.

Horário de funcionamento:

Os horários de funcionamento do teleférico variam muito ao longo do ano (consultar o site oficial para horário detalhado). Geralmente abre às 8h00, com a última viagem para cima a partir por volta das 18h00 e a última para baixo por volta das 20h00.

Dicas:

  • Ir cedo para evitar as filas. Existem duas filas, uma para a bilheteira, outra para o teleférico. Ambas começam na rua, paralelas à estrada e em frente ao edifício de onde parte o dito. Num dia com muita gente, o tempo de espera para subir pode ser maior que hora e meia.
  • Para evitar ficar na fila para comprar bilhete basta comprá-lo online. É simples, fácil, e rápido. O bilhete é enviado por email (QRCode) que é depois preciso mostrar para entrar no teleférico.
  • Ter atenção à meteorologia antes de subir. A mudança brusca do clima é recorrente no topo da Table Mountain (o chamado “manto branco”), e é frustrante ter esperado tanto tempo na fila para chegar ao topo e a visibilidade ser nula.
  • Ter atenção ao site oficial. Atualizado constantemente, indica o estado de atual do teleférico, sendo especialmente útil nos dias de algum vento para saber se está em funcionamento ou não.
  • Para quem quiser subir a montanha a pé e descer de teleférico é possível comprar o bilhete no topo, não sendo necessário ficar na fila junto à base para o comprar. O quiosque de venda de bilhetes no topo fica no edifício principal, à direita de quando se entra.
  • Mesmo depois da hora estipulada para o ultimo teleférico descer, estes ainda continuam a fazer o percurso até que toda a gente que esteja no topo desça. Com isto, é portanto possível ficar mais algum tempo lá em cima.

Links úteis:

Como subir usando os trilhos (trekking)

Para quem parte da Cidade do Cabo só existe um caminho para subir a Table Mountain: através do Platterklip Gorge (existem mais trilhos mas parte do outro lado da montanha). Existem dois pontos de partida diferentes (India Vesner ou Platterklip) mas ambos vão dar ao desfiladeiro (“gorge” em inglês) que leva ao topo da montanha. É um ziguezague constante ao longo dos 700 metros que se tem de subir, num terreno onde pedras enormes fazem as vezes dos degraus. É preciso alguma preparação física para fazer a subida, e o tempo que se demora desde a entrada para o Platterklip até ao topo é de aproximadamente 2 horas (comecei a subida às 13:45 no “Platterkilp starting point” e cheguei ao topo às 15:25, em ritmo lento e com algumas paragens pelo meio para apreciar a vista).

Dicas:

  • Levar água e comida: a subida é longa e não há meios para abastecer a meio do caminho, logo é mandatório levar mantimentos. No topo existem alguns bebedouros com água (as casas de banho não têm, são water free) e uma loja/café onde se pode comprar comida (mas a preços proibitivos).
  • Começar a subida ao inicio da tarde: mesmo com o sol a bater nas costas durante a primeira metade do trilho, na segunda metade o desfiladeiro cria uma agradável sobram devido ao sol já estar a descer, tornando a vida a quem está a subir muito mais simples.
  • É possível comprar o bilhete para descer no teleférico no topo da Table Mountain, não é necessário ficar nas filas intermináveis junto à base (ou então comprar online de antemão).
  • Por motivos de segurança, em todas as placas dos parques naturais da África do Sul está escrito que é desaconselhável fazer os trilhos sozinho. Neste caso (e também no trilho para subir à Lion’s Head), uma vez que são trilhos bastante famosos, há sempre alguém a percorre-los, sendo quase impossível não encontrar ninguém.
  • Ter em atenção a hora de inicio da subida se se quiser depois descer de teleférico, garantindo que se tem tempo suficiente para completar a mesma e para apreciar a vista lá em cima antes da última cabine descer.

Links úteis:

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *